Mundo

Resgatados com vida 31 jovens presos em escolas uma semana após sismo na Indonésia

As equipas de resgate indonésias encontraram com vida 31 menores que tinham ficado presos em dois colégios, uma semana após o terramoto e tsunami que atingiu a ilha de Celebes, informou hoje a agência nacional de resgates (Basarnas).

Os menores foram resgatados na sexta-feira em dois centros de formação profissional, 23 deles no subdistrito de Marawola, em Sigi, e outros oito noutro em Tondo, populações situadas respetivamente a sul e a norte de Palu, a capital provincial, declarou à agência espanhola EFE o porta-voz da Basarnas, Yusuf Latif.

O porta-voz não precisou a idade dos estudantes, que ficaram isolados sem nenhum adulto nestes centros educativos, geralmente frequentados por alunos com idades entre os 15 e os 17 anos.

“A catástrofe ocorreu na sexta-feira, pelo que [os adolescentes] estavam ainda a estudar nas escolas”, disse Latif, realçando que todos os jovens já se encontram com as suas famílias.

Basarnas indicou que o Governo estenderá o período de busca na região até aos 14 dias após o desastre, decidindo depois as medidas a tomar.

As autoridades elevaram hoje para 1.649 o número oficial de mortos provocados pelo terramoto, seguido de tsunami e de avalanches de terra que se seguiram, afetando a região central de Celebes, onde mais de 70.000 pessoas ficaram deslocadas.

Mais de mil pessoas continuam sepultadas pelos escombros e a terra, segundo estimativas oficiais e das Organizações Não Governamentais, sobretudo no bairro de Balaroa em Palu, a cidade mais afetada, e em Petobo, situada sete quilómetros a sul da capital provincial.

Em destaque

Subir