Mundo

Resgatado empresário sul-africano raptado no norte de Moçambique

O empresário sul-africano raptado na quarta-feira em Palma, na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, foi resgatado na noite de quinta-feira, disse hoje à Lusa a mulher da vítima.

“Ele passa bem e já está a ser assistido num hospital”, afirmou a esposa do empresário Francis Hanekon, que preferiu não avançar mais detalhes sobre o caso.

Andre Hanekon, com cerca de 60 anos e que trabalha na área do transporte marítimo, em Palma, desde 2012, foi raptado por volta das 14:30 (menos uma hora em Lisboa) de quarta-feira por um grupo de quatro pessoas encapuzadas que vestiam uniformes militares, contou à Lusa o diretor do empreendimento hoteleiro onde o rapto ocorreu.

A esposa da vítima preferiu não falar sobre as circunstâncias e local em que o empresário foi encontrado, alegando que “a família está muito exposta”.

“Ele está bem. É o que importa dizer agora”, frisou a esposa de Andre Hanekon.

O empresário foi baleado na zona do abdómen e no braço, mas os dois ferimentos não o colocam em risco de vida.

O grupo que o raptou, segundo a descrição do diretor do hotel, situado a quase dois quilómetros do centro da vila de Palma, fazia-se transportar num veículo castanho, sem matrícula, que depois de levar Andre Hanekon seguiu em direção para o centro da lovalidade.

Segundo Francis Hanekon, o rapto aconteceu depois de, nos últimos dias, circularem rumores de que o empresário poderia ser o mandante de ataques armados que têm acontecido na região, alegações que diz não fazerem sentido.

A mulher receia que possa haver inimizades relacionadas com o “sucesso nos negócios” do empresário, que está numa zona “privilegiada” de Palma.

A Lusa tentou, sem sucessos, entrar em contacto com a embaixada da África do Sul em Moçambique.

Povoações remotas da província de Cabo Delgado, situada entre 1.500 a 2.000 quilómetros a norte de Maputo, têm sido saqueadas com violência por desconhecidos desde outubro de 2017, provocando um número indeterminado de mortes e deslocados.

Os grupos que têm atacado as aldeias nunca fizeram nenhuma reivindicação nem deram a conhecer as suas intenções, mas investigadores sugerem que a violência está ligada a redes de tráfico de heroína, marfim, rubis e madeira.

Os ataques acontecem num momento em que avançam os investimentos de companhias petrolíferas em gás natural na região, mas sem que até agora tenham entrado no perímetro reservado aos empreendimentos.

Em destaque

Subir