Tecnologia

Research In Motion despede 2000 após quebra de vendas do BlackBerry

RIM – Research In Motion, empresa que fabrica os BlackBerry, prepara-se para uma mega-operação de despedimento, que afeta 10 por cento do total de empregados. Cerca de 2000 funcionários serão dispensados. ‘Ofensiva’ dos iPhone e dos smartphones baseados no sistema Android está a provocar vítimas… 

Não é um, não são dois, nem 10, nem 1000. São dois milhares de funcionários que a RIM – Research In Motion vai despedir, nos próximos meses. É um despedimento “in motion”, que resulta das perdas dos BlackBerry no agressivo mercado dos smartphones.

Os BlackBerry sentiram na pele o sucesso dos iPhone e do sistema Android, perdendo força no mercado. Apesar da RIM justificar esta dispensa de pessoas com uma política que pretende concentrar-se em novas oportunidades de crescimento”, certo é que a razão da dispensa está bem identificada.

A empresa vai varrer pessoal em todas as áreas, numa altura em que é anunciada uma mais do que provável redução de lucros trimestrais. Esta inversão de tendência é inédita, nos últimos nove anos, e não augura tempos fáceis.

No próximo dia 15 de setembro, a RIM vai divulgar esses resultados trimestrais. As palavras que justificam os despedimentos poderão então ser… quantificadas. É nos Estados Unidos da América que esta empresa sofre mais com o ataque de mercado.

As necessidades de reduções de custos com pessoal já eram aventadas há alguns meses, quando foram conhecidas as perspetivas negativas e depois do iPhone e do sistema Android terem vingado no mercado.

Em destaque

Subir