Nas Notícias

Repórter da NBC que mentiu na Guerra do Iraque é suspenso (com vídeo)

brian williams nbc 400 A decisão do canal NBC tem efeitos imediatos e Brian Williams está suspenso, sem vencimento, durante o próximo semestre. Em causa está a mentira durante a Guerra no Iraque. O jornalista narrou que o helicóptero onde seguia com as tropas norte-americanas tinha sido atacado. Era tudo verdade, exceto um ‘pormenor’: o prestigiado jornalista não estava dentro do helicóptero…

O canal de televisão norte-americano já tomou uma decisão, no caso da mentira de Brian Williams, que só agora foi descoberta.

O jornalista da NBC foi suspenso, durante seis meses e sem direito a vencimento, com a medida a ser anunciada nesta terça-feira e a ter efeitos imediatos.

Numa nota assinada pelo presidente da NBC, Deborah Turness, pode ler-se que o relato de Brian Williams foi “errado e totalmente inapropriado”, sobretudo quando está em causa alguém “na posição de Brian” – um jornalista prestigiado que fazia uma reportagem num palco de guerra.

Assim, prossegue a nota, a NBC “decidiu suspender Brian Williams como editor-chefe e apresentador das notícias da noite durante seis meses”.

O caso remonta à Guerra do Iraque, em 2003. O jornalista da NBC dissera que estava a bordo de um helicóptero que fora atingido, enfatizando esse facto para transmitir à opinião pública a sua coragem e o valor da reportagem.

“Dois dos nossos quatro helicópteros foram atingidos e eu seguia num deles”, afirmara Williams.

Mas a mentira foi descoberta, 12 anos depois, por altura de uma homenagem aos soldados que estiveram no Iraque.

Um veterano de guerra usou o Facebook para desmascarar Brian Williams.

“Desculpe, mas não me lembro de o ver no helicóptero atingido. Lembro-me de o ver entrar, cerca de uma hora depois de termos aterrado, e de nos ter perguntado o que tinha acontecido”, escreveu Lance Reynolds.

O pivô da NBC não teve alternativa e foi obrigado a pedir desculpa e a contar a verdade.

Brian Williams é um dos rostos mais conhecidos da informação, nos Estados Unidos. Agora, por maus motivos. Está suspenso e sem vencimento, porque mentiu.

Em destaque

Subir