Nas Notícias

Reportagem da TVI sobre a IURD origina inquérito ao Ministério Público

A Procuradoria-Geral da República decidiu abrir um inquérito à atuação do Ministério Público, no seguimento da reportagem da TVI sobre uma alegada rede de adoção ilegal de crianças institucionalizadas em lares de acolhimento da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). O objetivo é perceber se se verificaram “procedimentos incorretos ou irregulares na atuação do Ministério Público”, avança a estação.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) quer verificar se todos os procedimentos legais foram cumpridos, nas adoções de crianças, por parte de bispos daquela igreja – entre os quais o filho do fundador – vai ser aberto um inquérito ao Ministério Público.

Este não é o primeiro procedimento judicial suscitado pela reportagem ‘O Segredo dos Deuses’, de Judite França e Alexandra Borges.

Já tinha sido aberto um inquérito-crime, que pretende apurar ilegalidades nos processos de adoção.

Em causa estão alegados atropelos à lei, que permitiram, segundo sustenta a investigação da TVI, verdadeiros raptos de crianças, afastadas dos pais e transportadas para fora do país, à revelia do que determina a lei.

Em destaque

Subir