Nas Notícias

Rentrée do Clube dos Pensadores com Catarina Martins

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, vai estar presente no primeiro debate do Clube dos Pensadores, depois da pausa de verão. A conversa com Joaquim Jorge decorre a 12 de Setembro (segunda-feira), às 21h30, no Hotel Holiday Inn, em Vila Noda de Gaia.

O Clube dos Pensadores tem a tradição de receber bloquistas. A primeira personalidade foi Francisco Louçã, em 2008, depois João Teixeira Lopes, João Semedo, em 2013, e recentemente Marisa Matias, como candidata presidencial.

Este movimento cívico já recebeu todos os líderes da oposição, mas faltava Catarina Martins, que “tem tido um desempenho excelente”, segundo Joaquim Jorge, guindando o Bloco nas últimas eleições legislativas de 2015 a uma votação acima dos 10 por cento (10,19), com 550 892 votos, formando um grupo parlamentar de 19 deputados. Ultrapassou o PCP e teve uma votação muito superior ao seu antecessor Francisco Louçã. Não deixou de ser surpreendente, pois teve mais do dobro dos seus votos, em relação a 2011.

“A boa auréola manteve-se nas presidenciais com Marisa Matias. Vamos ver o que acontece nas eleições autárquicas de 2017”.

O BE tem sido o suporte mais visível do governo de António Costa, ao invés o PCP tem uma posição mais resguardada

Os acordos à esquerda estão quase todos cumpridos. A negociação do Orçamento para 2017 que será discutido em Outubro na Assembleia da República fechará o que resta em aberto: vem aí discussão sobre os impostos.

O BE antevê caminho exigente, recentemente Catarina Martins afirmou que todos os dias são uma luta para ver o que é que é possível conseguir com a relação de forças que temos. O partido tem como prioridades: aumento do salário mínimo nacional; actualização das pensões e prestações sociais; justiça fiscal; combate ao abuso laboral e à precariedade.

O acordo tripartido PS , BE , PCP será posto à prova no próximo OE 2017.

O CdP este ano de 2016, já recebeu a ex-candidata presidencial do BE, Marisa Matias; Nuno Melo, eurodeputado do CDS; Daniel Bessa, economista, pelo seu 10.ºaniversário; Assunção Cristas, líder do CDS/PP; Rui Rio, eterno candidato à liderança do PSD, Vasco Cordeiro, presidente do governo regional dos Açores

Em destaque

Subir