Nas Notícias

Renovação do Canil Municipal ganha orçamento participativo jovem 2016 de Lousada

O projeto para a Renovação do Canil Municipal de Lousada ganhou o Orçamento Participativo Jovem 2016 do município. Subordinado ao tema “Tu escolhes o futuro de Lousada” os projetos somaram um total de 548 votos válidos, cerca do dobro do ano anterior. A verba para o investimento na requalificação do canil ronda os 25.000€.

“Depois de Lisboa ter no seu orçamento participativo dois projetos vencedores relacionados com animais, não podemos deixar de sentir um orgulho ainda maior por uma causa que é tantas vezes vista como menor ter colhido a aprovação dos Jovens Lousadenses. A concurso estavam projetos como um skate park, corridas e festas temáticas mas os animais saíram vencedores. Este é um pequeno passo no sentido da mudança mas um grande passo para os animais errantes do concelho. Acreditamos que este projeto pode mudar mentalidades, e contamos com a participação de todos os que se queiram juntar a nós para fazer deste projeto uma referência a nível nacional”, refere Catarina Oliveira, uma das promotoras do projeto.

O grupo que promove o projeto pretende melhorar as condições do canil nomeadamente, pintar, modernizar e alargar o espaço disponível, promover políticas de adoção e esterilização de animais, fazer ações de sensibilização e acabar com o abate de animais no canil.

O objetivo é tornar o espaço mais acolhedor e permitir a criação de zonas livres de “recreio” onde voluntários possam passear e interagir com os animais para uma maior envolvência com a comunidade.

O Orçamento Participativo Jovem é um projeto que pretende reunir opiniões e contributos junto da população jovem de Lousada, de forma a inscrever as suas ideias e projetos no Orçamento Municipal.

A votação pela população jovem decorreu entre 23 de novembro e 31 de dezembro.

Em destaque

Subir