Nas Notícias

Rendimento e consumo das famílias sobem no terceiro trimestre de 2018 na zona euro e UE

O rendimento e o consumo real das famílias por habitante aumentaram no terceiro trimestre do ano passado, tanto na zona euro como no conjunto da União Europeia (UE), divulga hoje o Eurostat.

Segundo o gabinete oficial de estatísticas da UE, no espaço da moeda única, o rendimento real das famílias por habitante aumentou 0,3 por cento no terceiro trimestre de 2018, depois de já ter progredido 0,4 por cento no segundo e 0,3 por cento nos primeiros três meses do ano.

Já na UE a 28, o rendimento das famílias cresceu 0,8 por cento entre julho e setembro de 2018, depois de já ter progredido 0,4 por cento no segundo trimestre (e permanecido estável, 0,0 por cento, no primeiro).

Relativamente ao consumo real das famílias por habitante, o Eurostat revela que, na zona euro, este indicador voltou a conhecer um crescimento muito ligeiro, de 0,1 por cento, no terceiro trimestre, após ter subido 0,2 por cento no segundo trimestre e 0,5 por cento no primeiro.

No conjunto dos 28 Estados-membros, o consumo das famílias subiu 0,4 por cento entre julho e setembro de 2018, face aos 0,2 por cento do trimestre anterior.

O Eurostat não divulga dados para os Estados-membros nestes indicadores.

Em destaque

Subir