Apresentações/Novidades

Renault ZOE com uma autonomia de 240 quilómetros

ZoeMotor115

Graças a um novo motor – que recebeu o nome de R240 – associado a uma bateria com gestão eletrónica otimizada. Com este propulsor, inteiramente concebido pela marca francesa, foi conseguido um aumento de autonomia do Renault ZOE, que permite ao modelo um raio de ação muito superior a qualquer modelo da sua categoria.

Na prática este Renault pode completar 240 quilómetros sem ser recarregado. Um feito que se deve ao novo motor, que possui uma evolução do sistema de carregamento Caméléon que permite um carregamento mais rápido nos terminais domésticos (3 e 11 kW). Simultaneamente o ZOE conserva a possibilidade de carregamento nos terminais de carga acelerada 22 kW.

Foi também realizado um grande trabalho ao nível da conceção deste motor, especialmente na integração dos componentes, que permitiu reduzir em 10% as dimensões.

O R 240 é um propulsor elétrico síncrono com motor bobinado de 65 kW e 220 Nm com carregador Caméléon integrado. Um motor ‘três em um’, em que a caixa de interligação a eletrónica de potência e o carregador Caméléon formam um só conjunto, designado por Power Electronic Controller. Isto permitiu reduzir em 25% as dimensões deste grupo de funções.

Zoe115

Grande parte deste resultado se deve à pesquisa técnica, quer em no campo da investigação técnica, quer através do envolvimento na área desportiva através da parceria na Fórmula E.

A possibilidade de testar a tecnologia elétrica em condições extremas tem contribuído para acelerar o progresso dos veículos com esta tecnologia, tanto em termos de desempenho como autonomia.

Em destaque

Subir