Economia

Renault vai lançar carro a 2500 euros; Portugal é um mercado possível

renault_dacia_1A marca francesa baseia-se no sucesso do Dacia Logan, que é comercializado em França por 7700 euros. As armas são apontadas aos mercados emergentes como a Índia mas lançar o veículo na Europa é uma hipótese que ainda não está completamente afastada.

A Renault, através de uma equipa chefiada por Gérard Detourbet, responsável da área de veículos low-cost da companhia francesa, prepara-se para iniciar a produção de um carro que pode ter um preço final para o cliente de apenas 2500 euros. O Dacia Logan está a ser um sucesso e em França, por exemplo, o veículo é vendido por 7700 euros. É nesta experiência que a Renault se baseia para avançar para um modelo ainda mais barato.

A aposta é direcionada para mercados emergentes, regiões onde os habitantes não têm qualquer poder de compra nesta área com os vencimentos atuais, como é o caso da Indía. O modelo atual mais barato, o Dacia Logan, que tem o dedo da Renault, tem atualmente um grande sucesso em países como a Rússia ou o Irão, zonas onde a marca francesa pretende lançar o novo carro low-cost, que deverá começar a ser produzido no inicio de 2012.

Em Portugal, o Dacia mais barato custa cerca de nove mil euros.

A hipótese da Renault vir a comercializar o novo veículo de baixo custo no nosso país ainda não está totalmente descurada. A empresa estuda atualmente o lançamento para toda a Europa se bem que, os impostos inerentes às emissões de dióxido de carbono devem fazer o preço subir significativamente.

Em destaque

Subir