Apresentações/Novidades

Renault revela um Talisman com estatuto

RenaultTalisman115

Tal como prometera a Renault revelou o seu novo modelo para o segmento médio superior; o Talisman. Um automóvel com estilo e que promete novas sensações, e que será mostrado em público a 17 de Setembro no Salão de Frankfurt.

Substituindo o Laguna, que tantos representou a marca do losango no segmento, o Talisman – que começa a ser comercializado em Outubro – é por definição um automóvel com estatuto, onde o prazer de condução se alia ao espaço e ao design.

A estética deste novo Renault é marcante, e podemos dizer que se equipara ao que já vimos em muitos dos seus concorrentes germânicos, sem trair as suas origens.

Uma grelha pontuada por frisos cromados horizontais demarca as óticas alongadas na secção dianteira, bem como o capot mergulhante que confere um visual muito compacto, como é aliás todo o conjunto.

RenaultTalisman215

Desde os guarda lamas dianteiros surge um sulco que só ressurge sobre o posterior e que define um perfil muito elegante da nova berlina e se prolonga até às óticas traseiras de desenho horizontal e que se alongam pelo portão da bagageira, rematada com uma ligeira saliência que também tem fins aerodinâmicos.

Este é o ‘cartão de visita’ para um habitáculo acolhedor e espaçoso, graças a uma altura de 902 milímetros à frente e 855 milímetros atrás, sendo o raio ao nível dos joelhos de 262 milímetros nos bancos traseiros. A bagageira atinge os 608 dm3 (norma VDA).

Há mais espaços para arrumo de pequenos objetos – no total mais de 25 litros, com o porta-luvas a oferecer um volume de oito litros e 4,6 litros nas portas à frente e 2 litros atrás. O passageiro da frente possui também um espaço de arrumação pensado para o smartphone ou as chaves.

Sobressai a qualidade de construção e a nobreza dos materiais, bem como um equipamento media de vanguarda, com destaque para o R-Link 2 com ecrã de 8,7 polegadas situado em frente à consola, sistema de som BOSE Surround.

RenaultTalisman315

Estofos em couro, como opção entre preto ou dégradé de cor cinza, volante em couro e quadro de instrumentos revestido e com pesponto são outros sinais do requinte a bordo.

Os bancos dianteiros são reguláveis em 10 vias, oito das quais elétricas com aquecimento e funcionalidade de massagem, enquanto que os retrovisores exteriores são indexados à marcha-atrás, inclinando-se para o solo na engrenagem da mesma.

Há inovações ao nível da condução, pois o Talisman adota a tecnologia Multi-Sense, para servir o condutor, sendo a única berlina no seu segmento que associa as quatro rodas direcionais 4Control ao amortecimento pilotado. Que se carateriza por um comportamento em estrada otimizado, combinando agilidade, segurança, dinamismo e conforto.

RenaultTalisman415

Apesar de se tratar de um modelo do segmento médio superior, este novo Renault promete um custo de utilização controlado, também visível ao nível dos consumos, bem como emissões de CO2 reduzidos, respeitando já a norma Euro6.

Os motores foram pensados para explorar todas as potencialidades dinâmicas do Talisma, desde os blocos a gasolina Energy TCe 150 e 200, até aos Diesel Energy dCi 160, passando pelo Energy dCi 130, que já equipam o novo Espace mas numa carroçaria 200 kg mais leve que o ‘crossover’ da Renault.

Convém lembrar que se tratam de motorizações com tecnologia de última geração, como a injeção direta de gasolina ou os pistões em aço, sendo a designação Energy motivada pelos princípios de ‘downsizing’ e pelo recurso a um ou dois compressores, sistema Stop & Start e pela recuperação da energia da travagem.

Em destaque

Subir