Apresentações/Novidades

Renault revela o seu novo ‘robô-veículo’

Definido pela própria marca como um ‘robô-veículo’ para uma experiência de mobilidade premium, o EZ-Ultimo é um ‘concept’ que a Renault resolveu revelar agora no Salão de Paris.

Qual veículo espacial, o EZ-Ultimo é uma proposta que aponta caminhos que a marca do losango poderá seguir num futuro de mobilidade partilhada. Um conceito que agora começa a ganhar adeptos e propostas.

No fundo o EZ-Ultimo segue-se a outras ideias avançadas anteriormente pela Renault como o EZ-Go e o EZ-Pro. Agora completa-se uma trilogia que completa uma visão de conjunto que no entender da marca é funcional e emocional, orientada por um design que considera emblemático, e também pela forma como pensa o interior do veículo, inspirado no mundo da habitação.

Este ‘robô-veículo’ é autónomo, conectado e completamente elétrico, pensado para servir o transporte de pessoas num determinado percurso ou para um aluguer diário, nos quais os utilizadores terão à sua disposição várias formas de acesso. Aqui a Renault pensou em empresas especializadas, turismo ou companhias aéreas, oferecendo aos seus clientes uma experiência única e exclusiva.

A autonomia de condução do EZ-Ultimo é de nível 4. Ou seja, sem posto de condução, conseguindo gerir a distância que o separa do veículo que circula à sua frente, manter-se na respetiva via, mudar de via (para ultrapassar, por exemplo) e virar num cruzamento. Está também apto a colocar-se em modo de segurança pelos próprios meios ou, graças à conetividade e através de um centro de supervisão, se ocorrer um incidente excecional no seu espaço de ação.

O EZ-Ultimo é, por força da tecnologia autónoma de nível 4, capaz de circular tanto em ambiente urbano como em estrada, sendo condição a zona de circulação estar claramente definida e cartografada em alta definição, para que disponha de informações totalmente fiáveis sobre a posição exata na estrada.

Seja qual for o meio envolvente estão sempre ativos os mesmos sensores: radares, lidars, câmara ultrassons, sendo que são as definições dos ‘software’ que tratam e analisam os dados recolhidos pelos sensores, que diferem consoante o veículo circule em cidade ou em estrada. Estas definições mudam automaticamente quando o veículo deteta um novo meio envolvente.

Em destaque

Subir