Apresentações/Novidades

Renault revela finalmente o Arkana

A Renault revela o seu novo Arkana no Salão Automível de Moscovo, mostrando um protótipo daquele que será o seu ‘crossover’ do segmento médio C.

O intuito é lançar o modelo na Rússia no próximo ano, antes de o começar a comercializar noutros mercados, com a marca do losango a depositar grandes esperanças nele para a expansão internacional do grupo, em particular no estratégico mercado daquele que é o maior país do mundo em termos de território.

Atualmente o segmento a que se destinará o Arkana é o mais dinâmico e competitivo do mercado automóvel, com a ‘fatia’ dos SUV aquele que mais tem crescido. Neste caso as expetativas dos clientes são altas, num modelo que alia a elegância de um coupé à robustez de um SUV.

Quando fala em robustez a Renault refere-se à elevada altura ao solo desta nova proposta, às amplas cavas das rodas ou às jantes de 19 polegadas que o equipam, mostrando-se pronto para enfrentar condições climatéricas adversas e estradas difíceis.

A elegância do Arkana tem muito a ver também com a sua linha de cintura elevada, tejadilho descendente, inserções cromadas e o teto panorâmico em vidro.

Foi confirmado que este modelo será fabricado e comercializado em diferentes países, a começar pela Rússia em 2019, sendo posteriormente produzido e distribuído na Ásia e noutras regiões, sempre com o mesmo design mas adaptado às expetativas de cada mercado.

O Arkana também se insere no plano estratégico da Renault denominado Drive the Future, com que pretende acelerar o ritmo de crescimento nos mercados fora da Europa, alargando a gama de modelos de forma a elevar o volume de vendas aos 5 milhões de unidades até 2022.

De referir que o grupo francês detinha em 2017 quase um terço do mercado automóvel russo – 448.270 automóveis vendidos e 28% de quota de mercado. Atualmente a Rússia é o segundo mercado em volume de vendas da Renault.

A ideia para este inovador conceito nasceu na Rússia e o projeto de desenvolvimento foi conduzido com uma grande implicação das equipas da Renault Rússia. O ARKANA responderá às expetativas dos clientes russos. mas, também, à de numerosos outros clientes em todo o mundo, e irá permitir ao Grupo Renault acelerar a sua expensão nos mercados internacionais”, refere Nicolas Maure Vice-Presidente sénior e responsável máximo da marca para a região da Rússia.

Em destaque

Subir