Velocidade

Renault revela desportivo R.S. 01 para nova competição monomarca

RenaultRS01 114RenaultRS01 114 600A Renault relevou um modelo desportivo denominado R.S. 01, concebido pela italiana Dallara, que se destina a um novo troféu monomarca que acompanhará os fins-de-semana de competição da World Series by Renault.

Será a primeira vez que a marca do losango não recorre a um dos seus modelos de produção, mas a um protótipo GT com chassis em materiais compósitos, animado pelo mesmo motor V6 Turbo que equipa o Nissan GT-R, com cerca de 500 cv de potência, acoplado a uma caixa de sete velocidades.

Todo o bólide – cujo design faz lembrar o Audi R8 LMS Ultra – foi especialmente concebido para a competição, possuindo travões em carbono, uma aerodinâmica muito apurada – exibindo uma proeminente ‘asa’ traseira – e um peso que não ultrapassa os 1100 quilos.

Estas características aproximam o Renault R.S. 01 às de um GT3, sendo capaz de atingir velocidades de 300 km/h, e que num futuro mais distante não será de excluir a presença em provas de grande turismo. Para já é exclusivo do troféu da marca francesa, com apenas 20 unidades, para provas de sprint e endurance.

RenaultRS01 214 600O prémio da nova competição também é bastante atraente, pois o campeão da categoria profissional terá direito a um teste com um Nissan de SuperGT, com a possibilidade de participar no popular campeonato, enquanto o piloto que alcançar o título amador poderá participar nas 24 Horas de Le Mans aos comandos de um protótipo LMP2.

Em destaque

Subir