Apresentações/Novidades

Renault cria filial especializada na energia e mobilidade elétrica

O Grupo Renault criou uma nova filial, a Renaul Energy Services, destinada a desenvolver projetos no âmbito da mobilidade elétrica. A marca tem sido líder do mercado europeu de veículos elétricos, e este novo pólo irá trabalhar no setor da energia e das redes inteligentes (smart grids).

A Renault Energy Services irá investir nas redes elétricas inteligentes, contribuindo de forma impactante para o seu desenvolvimento e crescimento.

Uma rede inteligente (smart grid) é uma rede de distribuição de eletricidade na qual a circulação permite ajustar, em tempo real, o fluxo de eletricidade, permitindo assim uma gestão mais eficaz de rede.

As ‘smart grids’ permitem o desenvolvimento do carregamento inteligente, as interações veículo-rede elétrica e os projetos para a segunda vida das baterias. O carregamento inteligente modula o carregamento do veículo em função das necessidades do utilizador e da oferta de eletricidade disponível na rede. O carregamento é feito no máximo da capacidade se a oferta de eletricidade superar as necessidades, nomeadamente nos picos de produção de energias renováveis ou nos horários em que a tarifa de eletricidade é mais barata.

Nos sistemas veículo-rede, os veículos são capazes de injetar eletricidade na rede nas horas de picos de consumo. Para além da capacidade em fazer carregamentos inteligentes, os veículos elétricos podem ser, também , unidades de armazenagem temporária de energia.

Em destaque

Subir