Apresentações/Novidades

Renault argumenta ZOE como solução para quase metade dos portugueses

RenaultZoe115

A Renault defende que a sua nova proposta de veículo elétrico, o ZOE, será a solução futura para locomoção de 40 % dos portugueses. Dito assim pode parecer um exagero, mas o construtor francês contextualiza essa retórica numa série de dados que apresenta.

O ZOE 240 é um automóvel elétrico que anuncia 240 quilómetros de autonomia. O mesmo é dizer que só precisa de abastecimentos de 1,2 euros para percorrer uma centena de quilómetros. Mais barato do que pagar um café + pastel de natal.

Acrescente a este argumento que praticamente não precisa de manutenção, prometendo prazer de condução e pode ser adquirido por menos de 14.000 euros. Isto para além das suas baterias poderem ser recarregadas em casa ou numa vulgar tomada elétrica no local de estacionamento.

RenaultZoe215

Convém lembrar que foi recentemente anunciada a instalação de 49 postos de carregamento rápido em autoestradas e vias rápidas, com destaque para a A1. Isto irá contemplar a deslocação do ZOE 240em grandes distâncias num tempo razoável de viagem.

Integrado neste novo modelo elétrico da Renault o motor foi inteiramente desenvolvido pela marca. Um bloco inovador na conceção e na arquitetura, pensada para o melhor rendimento e autonomia. A gestão eletrónica é mais eficaz e permite um carregamento mais rápida, devido à evolução do sistema Camaléon – menos de oito horas numa tomada vulgar de 3 kW.

Apesar de ser cem por cento elétrico, o Renault ZOE 240 debita 88 cv de potência, para um binário melhor do que o do Clio RS, pois fica disponível em menos de um centésimo de segundo, acelerando de 0 a 50 km/h em somente quatro segundos.

RenaultZoe315

E estamos a falar de um automóvel que tem um espaço a bordo semelhante a um Renault Clio, com uma estética moderna que até faz lembrar alguns concorrentes nipónicos no seu segmento.

No interior há muitos detalhes, uma grande luminosidade e muita tecnologia, como testemunha o ecrã TFT do painel de instrumentos e o ecrã de sete polegadas na consola central do Renault R-Link. O painel de instrumentos muda de cor em função do estilo de condução.

Em destaque

Subir