Fórmula 1

Renault com alterações de motor no Grande Prémio da Áustria

Depois dos problemas sentidos por Carlos Sainz no Grande Prémio de França de Fórmula 1, a Renault resolveu alterar o sistema de recuperação de energia (MGU-K) da unidade de potência do seu monolugar para a prova deste fim de semana na Áustria.

A alteração do funcionamento para um modo de qualificação em Spielberg destina.-se a melhorar o desempenho e a permitir um ganho de potência na decisiva Q3. O que acontece na mesma prova em que a Mercedes introduz uma evolução do seu chassis.

A novidade apresentada no motor da marca francesa no Red Bull Ring diz respeito à aparição de um modo de qualificação capaz de oferecer uma potência suplementar entre 15 e 20 cv na terceira qualificação.

Contrariamente à Honda e à Ferrari, a Renault introduziu a última especificação do seu motor térmico (ICE) no Canadá. Cada propulsor evoluído não compreende ainda um novo MGU-K. A única coisa a fazer, mesmo se a Red Bull se decidiu a não o utilizar. Na McLaren apenas Stoffel Vandoorne usa o novo elemento, segundo os documentos oficiais entregues à FIA na manhã desta sexta-feira.

A nova versão do sistema elétrico encarregue de recuperar energia na travagem da Renault beneficia de uma refrigeração melhorada e pesa menos 2 kg que o seu antecessor. Um detalhe importante, pois permite a Nico Hulkenberg andar no limite uma vez instalado ao volante.

A marca francesa teve alguns alertas de fiabilidade relativamente ao seu MGU-K esta época, nomeadamente no Mónaco com Daniel Ricciardo, e em Paul Ricard com Carlos Sainz Jr, que acabaram por privar o espanhol de um mais do que provável sexto lugar.

 

Em destaque

Subir