Nas Notícias

Remoção do betão destacado na Ponte da Arrábida começa hoje às 22:00

Os trabalhos de remoção controlada do betão destacado na Ponte da Arrábida, no Porto, vão começar hoje, a partir das 22:00, o que implica o corte da via da direita nos dois sentidos, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP).

Em comunicado, a IP esclarece que já procedeu à contratação de “uma plataforma ‘bybridge’ que permitirá dar início aos trabalhos de remoção controlada do betão destacado”, a partir das 22:00, estando a sua conclusão prevista para as 06:00.

No entanto, refere a empresa, “apenas com o desenvolvimento da intervenção será possível aferir com detalhe se existirá necessidade de prolongar este trabalho por mais noites”.

O plano de intervenção foi definido na reunião que se realizou hoje de manhã com responsáveis da Câmara do Porto, na qual ficou ainda estabelecido, em coordenação com as forças de autoridade, a implementação do corte de via direita nos dois sentidos do tráfego sobre o tabuleiro, a realizar no mesmo horário.

A Infraestruturas de Portugal acrescenta ainda que, em data a anunciar brevemente, serão ainda executados trabalhos de revestimento e proteção das vigas.

A IP confirma que “se tratou do desprendimento de fragmentos de betão/argamassa de revestimento das vigas do tabuleiro”, sublinhando que estes “não constituem elementos estruturais da Ponte da Arrábida”.

Ainda assim, e apesar destes fragmentos “serem de pequena dimensão”, pela altura de queda e posição, a situação representa risco de danos aos utilizadores da Avenida Marginal, pelo que a Câmara encerrou esta via à circulação até indicação, por parte da IP, de que pode ser reaberta em segurança.

Por precaução, o município procedeu, na terça-feira à noite, ao corte do trânsito, após a queda de pedaços de argamassa da Ponte da Arrábida.

A Ponte da Arrábida, que liga o Porto e Vila Nova de Gaia, é Monumento Nacional desde 2013.

O Ministério das Infraestruturas disse hoje estar a acompanhar a situação na Ponte da Arrábida, em estreita articulação com a Infraestruturas de Portugal.

Em destaque

Subir