Nas Notícias

Relatório sobre droga: Overdoses matam uma pessoa por hora

drogaRelatório do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência indica que, a cada hora que passou, durante os últimos 20 anos, morreu uma pessoa devido a overdose. O número de europeus a receber tratamento está a aumentar.

Segundo o documento ‘Evolução do Fenómeno da Droga na Europa’, o consumo de droga está a agravar-se, bem como todas as problemáticas agregadas a esta dependência: mortes por overdose, procura de tratamento e aumento de consumidores problemáticos,

Uma média relativa aos últimos 20 anos indica que, por cada hora que passou, nas últimas duas décadas, morreu uma pessoa vítima de overdose, revela o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, divulgado pela agência Lusa.

A heroína é a droga que mais mata. Em 2009, verificaram-se 7500 óbitos, devido ao consumo desta droga e de outros opiáceos. Num relatório que fornece dados de 22 países, relativos aos anos de 2008 e 2009, pode ler-se que os opiáceos representa a grande maioria de casos: “Mais de 90 por cento em cinco países e entre 80 e 90 pontos percentuais noutros 12”.

Durante o ano de 2009, cerca de um milhão de europeus procurou a cura, através de tratamentos, cuja procura também está a crescer. Neste ano, houve 700 mil consumidores a recorrer a tratamento, o que representa um aumento significativo de mais 50 mil, em comparação com os dados de 2007.

Em destaque

Subir