Fórmula 1

Relação com Valtteri Bottas decisiva para o sucesso de Lewis Hamilton

Cada vez mais próximo de mais um título mundial de Fórmula 1, que poderá alcançar no próximo fim de semana no Grande Prémio do México, Lewis Hamilton acredita que a “dinâmica pouco comum” da Mercedes foi crucial para a sua evolução na disciplina. O britânico teve uma relação complicada com Nico Rosberg, que ele próprio classificou de “desconfortável” antes do alemão se retirar da F1 com o título no ‘bolso’.

A chegada de Valtteri Bottas à Mercedes veio alterar o ambiente, e Hamilton considera que a sua relação com o finlandês é muito diferente do que com Rosberg e que isso permitiu alterar a sua mentalidade, não se poupando a elogios ao seu companheiro de equipa.

“Penso que no geral é uma dinâmica mais alegre. Valtteri é um ser humano excecional, e percebe-se porque isso acontece, pois o seu pai é um homem adorável. Valtteri quer ganhar com mérito e trabalho árduo. Nunca houve um momento onde escondesse algo de mim. De facto, é uma dinâmica pouco comum, em que ele pergunta-me sobre algo e eu não hesito em responder-lhe. Antes da corrida (dos Estados Unidos) era como; ‘eu faço isto no carro antes da partida’ e depois ele fazia essa mudança também”, explica o Campeão do Mundo.

Lewis Hamilton também está do lado de Valtteri Bottas quando se fala das dificuldades sentidas pelo finlandês ao longo da temporada, onde marcou apenas 75 pontos desde a pausa de verão, contra os 143 conseguidos pelo britânico: “Penso que Valtteri quer, naturalmente, mais, e há mais para vir. Não é um carro fácil de guiar, e vir para uma nova equipa, numa nova era de carros, é definitivamente muito duro, mas penso que está cada vez mais forte”.

“Como trabalho com ele… não me importo se ganhe algumas corridas, embora não queira que ele as ganhe todas. Gosto que me pressione, e penso que ,particularmente no começo do ano, foi o que ele fez. Fomos capazes de colocar o carro a um outro nível na segunda metade do ano. Mas ele trabalha bastante e acho que vão acontecer-lhe ainda coisas muito positivas”, remata Hamilton.

Em destaque

Subir