Categorias: MundoNas Notícias

Relação bilateral “está a entrar no seu melhor período”, diz Xi Jinping

O Presidente chinês Xi Jinping destacou hoje em Lisboa, no início de uma vista oficial de dois dias, a importância de Portugal no projeto da “rota da sede terrestre e marítima” no “melhor período” das relações bilaterais.

“A relação sino-portuguesa está a entrar no seu melhor período. Estou muito satisfeito com a parceria estratégica global e o seu conteúdo está mais enriquecido. Vamos realizar atividades conjuntas no próximo ano, quando se celebram o estabelecimento das relações diplomáticas”, referiu Xi Jinping numa declaração conjunta com o seu homólogo Marcelo Rebelo de Sousa no Palácio de Belém, após uma cerimónia inicial de boas-vindas no Mosteiro de Jerónimos.

A cooperação económica e a consolidação de novos projetos mereceram um destaque particular na intervenção do líder chinês.

“Portugal tem uma posição geográfica e em consolidação da rota da seda marítima e terrestre. A nossa cooperação no âmbito de uma faixa e uma rota são vantagens naturais e vamos fortalecer de forma plena a nossa relação para abrir novos espaços e áreas para a nossa cooperação e benefícios recíprocos”, sublinhou.

Na sua intervenção prévia, o Presidente português tinha já anunciado a assinatura de um memorando de entendimento bilateral sobre a iniciativa chinesa de investimento em infraestruturas “Uma Faixa, Uma Rota” e uma visita à China no próximo ano, também nesse quadro.

Na sua intervenção junto a Marcelo Rebelo de Sousa, o chefe de Estado da China manifestou ainda o desejo de “fazer crescer a aperfeiçoar os projetos existentes e ampliar trocas comerciais e criar mais pontos de crescimento para a nossa cooperação nos mercados terceiros”.

O líder chinês manifestou ainda a sua “satisfação” por visitar Portugal, realçou a “longa história do país anfitrião e o espírito “empreendedor” do povo português.

Xi Jinping pugnou ainda pelo “desenvolvimento socioeconómico”, e referiu ter também abordado assuntos regionais e internacionais no encontro que manteve a sós com Marcelo Rebelo de Sousa, e pelo desenvolvimento da “parceria estratégica global” e para trazer mais benefícios aos nossos dois povos.

Xi Jinping foi discretamente recebido numa das entradas laterais do palácio por um grupo de estudantes chineses que agitavam pequenas bandeiras de papel dos dois países e exibiam uma faixa vermelha com uma frase a amarelo em inglês “Bem-vindo Presidente Xi na sua visita a Portugal. Associação de estudantes e alunos chineses”.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 30 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 30 de…

há % dias