Nas Notícias

Reitor de Coimbra envolvido em polémica nomeação de colaboradora

O reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, terá autorizado, em 2010, quando era diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, o pagamento de propinas a Teresa Antunes para que esta funcionária da Universidade de Coimbra (UC) pudesse frequentar um programa doutoral na Universidade do Minho. No entanto, Teresa Antunes não terá concluído o doutoramento para ao qual se propôs e recebeu ajudas da UC. Em Coimbra, o caso, tornado público nesta segunda-feira, está a gerar polémica e, por isso, a reitoria da UC esclarece a situação.

Na altura, João Gabriel Silva era diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e terá permitido que Teresa Antunes frequentasse a “formação avançada em Ciências da Administração no ramo de conhecimento de gestão pública” na academia minhota.

A aluna terá pedido ajuda para o pagamento da matrícula e deslocações em transportes públicos, entre Coimbra e Braga, situações que receberam autorização por parte de João Gabriel Silva.

A imprensa local de Coimbra, que revela esta história, nesta segunda-feira, questionou a Universidade de Coimbra sobre se era comum o pagamento de matrículas de colaboradores da academia conimbricense em outras instituições de ensino; e se assim era, quantos foram e quais os valores pagos.

A resposta da reitoria foi afirmativa, ainda que sem especificar valores gastos e quantos foram os colaboradores que foram contemplados.

Quanto ao facto de um colaborador da UC ir para uma outra academia estudar, a UC desvaloriza a situação.

“Naturalmente, quando a área não existe na Universidade de Coimbra, o curso decorre noutra universidade”, explica a UC, citada pelo jornal Notícias de Coimbra, salientando o jornal que a funcionária terá pedido um valor anual de 2750 euros para pagamento das despesas com a frequência do doutoramento.

A história tem dado que falar por Coimbra também pelo facto de, alegadamente, o doutoramento – com apoios da UC – não ter sido completado.

Neste capítulo, a reitoria esclarece que enquanto a UC “pagou as propinas em causa a trabalhadora teve sempre aproveitamento escolar”.

Sobre uma eventual relação conjugal do atual reitor com Teresa Antunes, a reitoria da UC, uma vez mais citada pelo Notícias de Coimbra, esclarece: “Rigorosamente nenhuma”.

Colaboradora da UC desde o ano 2000, Teresa Antunes foi nomeada a 1 de março de 2015 como administradora da Universidade de Coimbra por despacho de João Gabriel Silva.

Em destaque

Subir