Desporto

De regresso do Havai, portugueses focados nas ondas da Nazaré

Portugueses preparam-se agora para o Nazaré Challenge, próxima etapa do circuito mundial de ondas grandes que pode decorrer até dia 31 de dezembro.

João de Macedo regressou a Portugal e à Nazaré. O surfista foi o primeiro português a competir no Pe’ahi Challenge, prova do circuito mundial de surf de ondas grandes (Big Wave Tour – BWT) e que decorreu no final da semana passada.

A prova, segunda etapa do circuito, decorreu na ilha de Maui, no Havai, em ondas que atingiram os 14 metros de altura e foi já considerada uma das melhores etapas de sempre.

Após ter ficado em quarto lugar da sua bateria do Round 1, João de Macedo está de volta aos treinos para o Nazaré Challenge, cujo período de espera vai até 31 de dezembro.

“Foi uma honra competir em Jaws, ainda por cima sendo o primeiro português a fazê-lo. Foi uma experiência incrível e que me acrescenta muito enquanto competidor e surfista de ondas grandes”, disse João de Macedo acerca do Pe’ahi Challenge.

“O foco agora é a Nazaré. O Hangar EDP Mar Sem Fim já está operacional, o que permite aos surfistas portugueses ter condições para treinar. O surf de ondas grandes é como a Formula 1, e as nossas boxes tem que estar prontas, porque a Praia do Norte é das pistas mais exigentes do mundo. A maioria dos recordes e das vitórias nos campeonatos na Nazaré vai para surfistas estrangeiros, algo que esperamos contrariar”, concluiu.

João Macedo, 40 anos, corre o BWT com uma bolsa do projeto EDP Mar Sem Fim, e tem presença garantida no Nazaré Challenge. É o único português que corre o circuito na íntegra.

Alex Botelho foi um dos “alternates” do Pe’ahi Challenge. Em 2016, após vencer uma bolsa do EDP Mar Sem Fim, foi para o Havai treinar, tornando-se o primeiro português a surfar a mítica onda de Jaws, considerada uma das mais desafiantes do mundo.

Alex Botelho participou na primeira etapa do BWT (México) deste ano como alternate, chegando à final da prova. Ainda que não tenha conseguido uma vaga para esta prova, ocupa actualmente o nono lugar do ranking mundial.

Em destaque

Subir