Tecnologia

Regresso da Nokia pode significar o fim da linha Lumia. Microsoft com outros projetos em vista

microsoft_lumia_650

O regresso da Nokia ao mercado dos dispositivos móveis já foi confirmado pela marca finlandesa e todos os contornos envoltos no negócio que permite esse regresso. No entanto, há pormenores no negócio que podem ditar o fim da linha Lumia, a mesma que foi criada pela Nokia.

Em causa está a venda da linha de telefones à Foxconn e respetivas fábricas, sendo que algumas delas produziam os Lumias, equipados com o Windows Phone (agora Windows 10 Mobile). Num comunicado feito por um porta-voz da Microsoft, que deveria ser para apaziguar os ânimos acerca da continuidade da linha Lumia, a verdade é que o mesmo gerou ainda mais confusão e leva a pensar que a linha Lumia está a chegar ao fim.

“Num esforço para focar ainda mais nos produtos onde oferecemos diferenciais únicos e que executam o Windows, a Microsoft está vendendo seus ativos de telefones de nível de entrada, incluindo sua fábrica Microsoft Mobile Vietnam em Hanoi, à FIH Mobile Ltd., uma subsidiária da Hon Hai/Foxconn Technology Group, e HMD global, Oy. A Microsoft vai continuar a desenvolver o Windows 10 Mobile e prestar suporte a telefones Lumia como o Lumia 650, Lumia 950 e Lumia 950 XL, além de telefones de parceiras como Acer, Alcatel, HP, Trinity e VAIO.”

Ora, a Microsoft, como diz no comunicado, vai continuar a investir no Windows 10 Mobile, no entanto, a mesma ressalva que prestará suporte aos lumias que já estão presentes no mercado, não mencionando nada acerca do futuro da linha.

O caminho a seguir pela Microsoft pode ser o mesmo que a Google já segue há bastante tempo, fornecendo o software e deixando o hardware por conta dos vários fabricantes. No entanto, e à semelhança da Google, com o Nexus, a Microsoft deverá apostar numa linha mais Premium de smartphones, especulando-se que seja o Surface Phone a suceder à linha Lumia.

Em destaque

Subir