Economia

Regresso aos mercados “vai provar que os céticos estão enganados”, diz Passos Coelho

passos_coelhoO regresso aos mercados internacionais em 2013 é possível, assegura Pedro Passos Coelho. A confiança do primeiro-ministro sustenta a convicção de que esse retorno, se ocorrer antes dum segundo programa de apoio, “vai provar que os céticos estão enganados”.

Pedro Passos Coelho quer desmentir quem acredita que Portugal não terá condições para regressar aos mercados internacionais em setembro de 2013, depois de terminado o programa de apoio externo. O primeiro-ministro afiançou hoje, num artigo publicado no jornal Financial Times, que o país terá condições para voltar a pedir empréstimos obrigacionistas.

O título é esclarecedor: “Portugal vai provar que os céticos estão enganados”. Passos Coelho recorda que “muitos analistas acreditam que não vai” ser possível a Portugal voltar a pedir empréstimos nos mercados internacionais logo após o fim do programa de apoio (sendo mais forte a proabilidade de “precisar de mais ajuda financeira – um ‘segundo resgaste’ – ou, pior, uma reestruturação da dívida”), mas defende essa possibilidade, argumentando com as medidas implementadas pelo Governo: “acredito que estão errados”.

Em destaque

Subir