Economia

Regressa a troika a Portugal para avaliar aplicação das medidas do programa de resgate

troikaA troika vai estar brevemente de volta a Portugal, já na próxima terça-feira. A visita deve-se à quarta avaliação trimestral, fruto do plano de assistência financeira e económica ao país.

Num comunicado recebido hoje, proveniente do Ministério das Finanças, constava que “durante aproximadamente duas semanas, as autoridades portuguesas com responsabilidades no âmbito do programa irão analisar, juntamente com representantes da Comissão Europeia, do Fundo Monetário Internacional e do Banco Central Europeu, o trabalho realizado até ao momento e o planeamento dos trimestres seguintes”.

De acordo com o plano da troika implantado no país, são realizadas visitas regulares com a finalidade da prática do programa ser avaliada e debatida. A próxima visita terá lugar na terça-feira, dia 22 de maio.

Vários assuntos serão debatidos, tendo em conta os recentes números da taxa de desemprego de 14,9 por cento da população ativa, no primeiro trimestre do ocorrente ano.

O governo e a troika creem que a agravante do número de desempregados, está à frente do número esperado, face à evolução da economia. Sendo que será necessário analisar detalhadamente a situação do mercado e rever a previsão do desemprego para este mesmo ano ainda como o impacto destes números extraordinários na Segurança Social.

Em destaque

Subir