Nas Notícias

Regressa a chuva nesta terça e sobem as temperaturas mínimas

chuvaA partir desta terça-feira, a chuva regressa ao território continental, desde o norte, até ao alto Alentejo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). As temperaturas mínimas também devem subir.

O estado do tempo vai sofrer uma alteração, nesta terça-feira, em comparação com os últimos dias, marcados pelo sol e pelas temperaturas baixas.

O frio dará lugar à chuva, já a partir de terça-feira, em resultado da passagem de superfícies frontais.

“Vamos ter uma mudança significativa de cenário. A partir de terça-feira e até pelo menos dia 16, teremos a passagem de superfícies frontais de atividade fraca a moderada e, por isso, teremos precipitação”, anteviu Maria João Frada, meteorologista do IPMA, em declarações à agência Lusa.

Esta mudança do estado do tempo, entre segunda e terça-feira deve-se ao comportamento do anticiclone que tem afetado o território continental.

“Começa a deixar de se fazer sentir e a sua influência começa a baixar em latitude, permitindo a passagem de ondulações frontais”, esclarece a meteorologista.

Assim, amanhã chega a precipitação, “no Minho e Douro litoral” estendendo-se “gradualmente às restantes regiões do norte e centro e no final do dia no alto Alentejo”.

Apesar da subida da temperatura, as mínimas permancerão em valores reduzidos, pelo que há condições para a formação de geada.

Em destaque

Subir