Categorias: Nas Notícias

Limites do subsídio de desemprego em Portugal violam acordo com a troika

A duração do subsídio de desemprego foi reduzida de 38 para 26 meses, o que não agradou à Comissão Europeia, uma vez que a medida não está de acordo com o limite máximo que o Governo de Portugal estabeleceu com a troika (apenas 18 meses). Nesse sentido, Bruxelas lembra que o memorando não está a ser respeitado pelo Governo e quer que se “corrijam os problemas” e se combata a “subsidiodependência”.

O limite máximo para um desempregado poder usufruir de subsídio, segundo o estabelecido no memorando de entendimento, são 18 meses, e não os 26 que o executivo de Passos Coelho definiu. Nesse sentido, a Comissão Europeia ‘puxa as orelhas’ ao Governo, que não poderá ultrapassar a meta: um ano e meio.

Esta ideia faz parte do relatório apresentado pela Comissão Europeia, relativo à terceira revisão feita pela troika, no âmbito do programa de resgate financeiro. O Estado tem de reduzir para menos de metade o tempo de atribuição do subsídio de desemprego, para ficar “em linha” com o estabelecido, que é “um máximo de 18 meses”.

Mas não é apenas o tempo de atribuição deste subsídio que provoca dúvidas a Bruxelas. A CE lembra também que a idade dos beneficiários “continua a desempenhar um papel importante” na definição do tempo de concessão do subsídio, algo que também não está de acordo com o memorando de entendimento.

Por outro lado, Bruxelas aponta a necessidade de o executivo realizar, até ao final de 2012, “uma análise à subsidiodependência”, para “corrigir problemas”.

Paralelamente, as perspetivas sobre a criação de emprego em Portugal feitas por Bruxelas são otimistas. A CE prevê uma quebra já a partir de 2013. No entanto, os 15 por cento atuais surpreendem Peter Weiss, responsável Assuntos Económicos e Monetários da Comissão Europeia.

Peter Weiss, que acumula o cargo de chefe-adjunto da troika, abordou o cenário de se eliminar para sempre os subsídios de férias e de Natal (medidas provisórias, para os próximos dois anos). Mas o que Weiss pretende não está de acordo com a Constituição…  

Estas palavras já geraram críticas de ingerência, por parte da oposição, que acusa Bruxelas de se imiscuir nas decisões políticas que apenas cabem ao governo.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

7 de maio, a Alemanha nazi rende-se na II Guerra Mundial

Sete de maio de 1945 assinala o princípio do fim da II Guerra Mundial, com a…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Asma, uma doença que merece todo o nosso respeito!

Artigo de opinião da Dra. Cláudia Ferrão – Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da…

há % dias

6 de maio, nasce Sigmund Freud, o pai da Psicanálise

Sigmund Freud nasceu em Freiberg, na Áustria, a 6 de maio de 1856. Foi um…

há % dias