Economia

Regling lembra que “há dinheiro disponível”, mas admite que Portugal pode “precisar de mais ajuda”

klaus reglingx210klaus regling“Ainda é cedo” para Portugal pedir ajuda, pois “ainda há dinheiro disponível para o país”, mas o diretor do Mecanismo Europeu de Estabilidade, Klaus Regling, adianta que “o governo pode pedir” mais ajuda, admitindo que a hipótese de um novo resgate não está excluída.

As autoridades europeias não conseguem disfarçar o nervosismo com que acompanham a evolução política em Portugal, mantendo a hipótese de um novo programa de ajustamento em cima da mesa. Nesse cenário, caberá ao Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) substituir o Fundo Monetário Internacional (FMI) dentro da troika e foi o próprio diretor do MEE, Klaus Regling, o mais recente político a confirmar que a hipótese de um novo resgate continua em aberto.

“Não estou excluindo isso. Não excluo essa possibilidade de todo”, afirmou Regling, numa entrevista ao Valor Económico, do Brasil: “Portugal fez muito bem até algumas semanas atrás, quando começaram problemas políticos no governo. Progressos têm sido importantes, o país implementou medidas fortes. Mas não acabou e Portugal precisa continuar”.

“Se precisar de mais ajuda”, seja em forma de resgate, seja numa linha financeira de apoio, “o Governo pode pedir”, assegurou: “mas é muito cedo para dizer, porque o programa de Portugal tem ainda quase um ano até acabar na metade de 2014. Ainda há dinheiro disponível para o país vindo do EFSF e do FMI. No fim do programa veremos onde eles estarão”.

Em destaque

Subir