Economia

Há refugiados sírios a trabalhar na Alemanha por um euro à hora

Os primeiros refugiados sírios que chegaram à Alemanha estarão, segundo a Bloomberg, a trabalhar por um salário de um euro por hora.

O relato desta realidade foi dado pelo sírio Al-Asadi, em declarações à Bloomberg. O jovem estará a trabalhar num centro comunitário, perto de Frankfurt, recebendo um euro à hora.

Al-Asadi, de 26 anos, era advogado na Síria e agora sujeita-se a um salário que nem condiz com as regras salariais da Alemanha.

O salário na Alemanha, por hora de trabalho, ronda os 8,5 euros, muito acima do que este sírio está agora a auferir. Apesar de se poder tratar de um trabalho transitório (ninguém o confirmou), a verdade é que o valor foge, e muito, à realidade alemã, onde os salários são elevados.

Ao contrário da Hungria, os alemães veem na chegada dos refugiados uma boa oportunidade de recursos face ao défice de mão-de-obra, por via da falta de população de algumas cidades.

Em declarações ao mesmo órgão de comunicação, fontes alemãs indicam que tal poderá estar a acontecer por estes refugiados não terem qualquer documento e, como tal, não poderem assinar nenhum contrato de trabalho legal.

Em destaque

Subir