Mundo

Refugiados elogiados por partido da extrema-direita alemão

Stefan JagschFoto: Bild.

Os “primatas” ou “invasores” dos refugiados, citando o Partido Nacional-Democrata (NPD) alemão, receberam um elogio público do… NPD. A força de extrema-direita agradeceu pelo socorro que dois sírios prestaram a um responsável do partido após este se ter despistado ao volante.

Esta ironia do destino foi comentada por Tarek Al-Wazir (Os Verdes), o ministro da Economia da região de Hessen, com um provérbio árabe, no Twitter: “Envergonha os teus inimigos com a tua decência”.

Foi essa decência que levou dois refugiados sírios a acudirem a um homem após um despiste a 16 de março, com o veículo a embater numa árvore que se encontrava na berma.

Ao volante estava Stefan Jagsch, o candidato que o NPD tinha apresentado às eleições autárquicas em Altenstadt, um município na região de Hessen, onde recolheu dez por cento dos votos.

O político, de 29 anos, tinha feito uma campanha feroz contra os refugiados, recorrendo a alguma da linguagem com o partido de extrema-direita costuma apelidar os migrantes: “invasores”, “primatas” e “caçadores de subsídios” são apenas alguns exemplos.

Stefan Jagsch, que ficou ferido com gravidade, foi assistido no local por dois refugiados sírios, que ignoravam quem estavam a socorrer.

Depois de prestarem os primeiros socorros, os dois sírios chamaram os bombeiros e só abandonaram o local porque a polícia chegou primeiro do que os bombeiros.

Com Jagsch ainda internado, o NPD, através de Christoph Fiedler (o responsável máximo na região de Hessen), elogiou o “comportamento muito bom e humano” dos dois refugiados, sem desta vez lhes chamar “invasores” ou “primatas”.

Ilegalização?

Recorde-se que ainda recentemente noticiámos que o NPD pode ser proibido pela justiça alemã.

O Tribunal Constitucional alemão está a analisar um processo pela interdição do partido, que muitos defendem ser ‘herdeiro’ do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, mais conhecido como Partido Nazi.

Em destaque

Subir