Mundo

Refugiada dá à luz quadrigémeos após cruzar o deserto

quadrigemeos 210quadrigemeosUm casal fugiu de uma cidade no Mali, atravessando o deserto, para tentar salvar a vida dos seis filhos. Quando chegaram a um campo de refugiados, Massaya Iliyass e Taghri Tokeye souberam que ela estava grávida. Através de cesariana, nasceram três meninos e uma menina.

Uma refugiada que fugiu, com o marido, para tentar salvar os seis filhos acabou por ter mais quatro bebés, depois do casal ter atravessado o deserto.

O caso passou-se no Mali, onde Massaya Iliyass e Taghri Tokeye foram obrigados a deixar a cidade onde viviam.

Com apenas um burro para carregar o máximo de bens possível, atravessaram o deserto, ao longo de cinco dias e cinco noites, até atingirem o campo de refugiados de Mbera, na fronteira com a vizinha Mauritânia.

“Foi um caminho muito longo e cansativo”, o que obrigou o casal a caminhar “o mais devagar possível para evitar o cansaço”, como revelou Massaya à BBC.

Os seis refugiados chegaram ao campo de Mbera, onde ‘habitam’ 60 mil pessoas debaixo de temperaturas que chegam a rondar os 50 graus centígrados e onde existe pouca água e pouca comida.

Foi nessas condições que Taghri Tokeye sentiu “algo diferente”. Sujeita a uma ecografia, realizada por uma equipa dos Médicos Sem Fronteiras, soube que estava grávida de… quadrigémeos!

“Em toda a minha vida nunca me deparei com um caso de quadrigémeos”, admitiu Kasonga Cheride, um dos médicos da equipa.

Os quatro bebés nasceram às 35 semanas, através de cesariana: são três meninos e uma menina.

“Não tenho muita esperança no futuro dos meus filhos”, admitiu Massaya, referindo aos dez e não apenas aos quadrigémeos.

“No momento, não tenho nada, então não posso esperar nada para o futuro deles. Temos que aceitar que vivemos num campo de refugiados”, concluiu.

Em destaque

Subir