Economia

Redução da taxa de referência de juro do BCE reflete na descida das taxas Euribor

construcaoAs taxas referentes ao crédito habitação voltam a descer, depois do Banco Central Europeu (BCE) ter fixado a taxa de juro de referência na Zona Euro em um por cento.

A Euribor a seis meses, taxa mais utilizada em Portugal no que diz respeito ao crédito habitação, caiu para os 0,939 por cento, após ter registado um avanço do dia de ontem depois de 15 sessões igualitárias.

A Euribor a 12 meses, segue o mesmo caminho, fixando-se nos 1,222 por cento, depois de ontem também ter registado um avanço, algo que não se via desde 19 de dezembro.

No que diz respeito à taxa que em Portugal serve de referência às empresas, a Euribor a três meses, manteve-se nos 0,663 por cento, pelo terceiro dia consecutivo.

Este panorama surge, depois do BCE, ter decidido na passada quarta-feira manter o juro de referência (refi) da Zona Euro em um por cento, embora alguns governadores da instituição tenham discutido a descida do preço do dinheiro na reunião de ontem.

O BCE parece não se mostrar disponível para uma nova descida dos juros, mesmo que os mercados europeus estejam em constante queda. Ainda que, os especialistas acreditem que as taxas da Euribor possam voltar a cair novamente, aliviando a prestação mensal de muitas famílias, pelo que existe uma perspetiva que o BCE possa realizar um novo corte de juros ainda este ano.

Em destaque

Subir