Mundo

Redes sociais influenciam a forma como viajamos

Um estudo levado a cabo pela Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, retratou a realidade das viagens hoje em dia. A aceitação social – diretamente relacionada com o número de interações que uma publicação origina nas redes sociais – é uma das principais razões que leva as pessoas a viajar.

A escolha dos destinos de viagens está, hoje em dia, associada ao sucesso que esse destino possa ter na rede social. Além disso, antecipar o que conseguirá ter maior alcance no Facebook ou Instagram também influencia o número de pessoas que vão querer visitar o destino “de sucesso”.

A Universidade de Geórgia desenvolveu um estudo, com recurso a sondagens, em que 758 pessoas deveriam responder sobre o seu desejo de visitarem Cuba – país escolhido para o questionário devido às recentes aberturas turísticas com os Estados Unidos. Depois de tanto tempo fechado aos turistas norte-americanos, Cuba é naturalmente um país de interesse para os inquiridos.

Neste contexto, os investigadores decidiram questionar os participantes sobre quando gostariam de visitar a ilha: se no próximo ano, nos próximos cinco ou nos próximos 10. De seguida, foi perguntado quais as motivações de cada participante tendo em conta a resposta anterior.

As respostas foram bastante claras: as pessoas que desejam visitar Cuba no próximo ano estão muito mais motivadas pela garantia de ‘likes’ e interações sociais que essa viagem ia trazer aos seus perfis nas redes; por outro lado, aqueles que preferem visitar a ilha nos próximos cinco ou 10 anos, mostram um maior interesse concreto no país.

“O valor simbólico das publicações nas redes sociais sobre experiências de viagens, tem uma maior influência na intenção de se viajar no curto-prazo, quando comparado com o longo prazo”, explicam os investigadores, alertando que este deveria ser um fator a ter em conta pelas companhias de viagens.

Em destaque

Subir