Cultura

Redes Sociais: Facebook lança publicações embutidas para sites externos

facebook1Empresa norte-americana parece querer ir buscar mais interação fora da própria plataforma. Todos poderão ver uma publicação de determinado utilizador ou página fora do Facebook, tendo as mesmas ferramentas da rede à disposição.

O Facebook confirma esta semana o lançamento das publicações embutidas, ou Embedded Posts.

Esta novidade poderá trazer à rede social mais uns bons milhões de visitas, e muita interação.

Mas afinal o que são as publicações embutidas?

É simples. Até agora, os conteúdos publicados no Facebook, atualizações de estado, fotografias ou vídeos, apenas poderiam ser vistos no Facebook. Inicialmente a rede obrigava o utilizador a registar-se para ver determinado conteúdo. Desde há uns anos, tal deixou de ser preciso.

Contudo, agora, não tem necessariamente de ver esses conteúdos no Facebook, poderá vê-los noutro site qualquer.

Olhemos para o caso do Youtube por exemplo. Muito provavelmente já viu vídeos dessa plataforma num site que não o Youtube. Isso é possível porque o próprio Youtube disponibiliza código para embutir os vídeos fora da sua própria plataforma.

É o que vai agora acontecer com o Facebook. Qualquer conteúdo, desde que seja público, pode ser embutido num site qualquer, a partir de um código HTML fornecido pela plataforma de Mark Zuckerberg.

Isto pode na verdade abrir várias portas, desde logo no caso dos vídeos por exemplo, que são cada vez mais nesta rede social. Os mesmos podem agora ‘saltar’ para fora do Facebook, ganhando assim muita mais visibilidade para todos.

Além do conteúdo em si, o Facebook disponibiliza também todos os botões famosos da rede social, ou seja, além do conteúdo embutido, o utilizador tem também à disposição os botões de ‘Gosto’, de ‘Comentar’ e de ‘Partilhar’, além do botão para gostar da página.

Esta ferramenta deverá ser implementada de forma gradual a todo o mundo. Atualmente, a empresa de Mark Zuckerberg tenta convencer grandes sites internacionais, como Huffington Post ou CNN, para que comecem a partilhar conteúdos embutidos nos seus sites.

Veja de seguida um exemplo de uma publicação embutida:

facebook embedded 1big

Em destaque

Subir