Mundo

Redes sociais adotam história falsa: A menina existe, mas a estação fechou

Kami ShiratakiLembra-se da história da estação de Kami-Shirataki, no Japão, que servia uma só estudante até esta acabar o curso? A menina existe mesmo, mas apanha o comboio noutra estação. As redes sociais adotaram uma história romântica que um jornal tailandês comprovou ser… falsa.

Durante várias semanas, uma história tornou-se viral nas redes sociais japonesas: a empresa Japan Railway tinha fechado uma estação há três anos, numa zona remota, mas todos os dias dois comboios paravam para que uma adolescente pudesse ir à escola.

Partilhada inicialmente por um site chinês, a história tornou-se viral primeiro no Japão, depois por toda a Ásia e acabou por chegar ao Ocidente. O reputado The Telegraph, do Reino Unido, foi dos primeiros a contar o caso na Europa.

Mas outros jornais, como o Straits Times (de Singapura) e o Taiwan Apple Daily (de Taiwan), questionaram se uma história tão ‘perfeita’ seria mesmo real.

Iria uma grande empresa, como a Japan Railway, suportar os altos encargos de ter dois comboios diários só para que uma adolescente, durante três anos, pudesse ir à escola?

Tretas, concluiu o Taiwan Apple Daily, o primeiro a desmistificar o caso.

A menina existe mesmo e vai concluir, se tudo correr como o previsto, o ensino secundário a 26 de março, a data apontada na história.

A estação de Kami-Shirataki também é real e até serviu de inspiração para filmes e desenhos de animé. E está mesmo fechada.

Só que, de acordo com o jornal de Taiwan, a menina apanha o comboio na estação de Kyu-Shirataki, às 7h15, e não vai sozinha: há mais 10 colegas que apanham o único comboio que serve aquela estação de manhã.

À tarde, há três comboios a parar na estação de Kyu-Shirataki (e não na de Kami-Shirataki), o último às 19h25.

“Não é certo como surgiu a história, mas a nostalgia das vilas rurais do Japão e dos pormenores românticos, muitos dos quais popularizados nos filmes de Hayao Miyazaki, provavelmente ajudaram à viralidade do caso”, explicou o Taiwan Apple Daily.

Em destaque

Subir