Tecnologia

Rede social Twitter anuncia censura de conteúdos para este ano

twitter2A medida, diz a empresa, tem como objetivo ir de encontro ao que se passa nos países onde determinado conteúdo é censurado pelo próprio governo, como é o caso do nazismo alemão ou francês.

O Twitter acaba de confirmar, e desde logo as críticas sucedem-se um pouco por todo o mundo. A rede social, conhecida pela liberdade que dá aos utilizadores relativamente ao que publicam, decide agora começar a censurar algum tipo de conteúdo.

A ideia passa por impedir o visionamento de certas mensagens a utilizadores de certos países, sem que essas mesmas mensagens deixem de estar disponíveis para o resto do mundo.

A plataforma online justifica tudo isto como uma forma de ir de encontro ao que se passa em cada país: “Estamos a crescer bem a nível internacional e estamos a entrar em países que têm leis e procedimentos diferentes relativamente à liberdade de expressão”, sublinha a empresa numa publicação no seu blogue.

A França e a Alemanha, países que censuram conteúdos nazis, por exemplo, podem ser dois dos países onde a nova política do Twitter entrará com força.

A rede social tem sido esta semana duramente criticada por milhares em todo o mundo, visto que foi uma das plataformas que deu, em muitas situações, voz a quem não a tem no mundo real e que até contribuiu para que algumas manifestações e revoltas fossem avante.

O Twitter não se compromete a referir qualquer nome de país que irá ser afetado. Informa apenas que não irá fazer mais do que já fazem as organizações governamentais de cada um.

Em setembro de 2011, a rede social divulgou que tem mais de 100 milhões de utilizadores ativos em todo o mundo.

Em destaque

Subir