Fórmula 1

Red Bull em competição direta com a McLaren

O ‘xadrez’ da próxima temporada na Fórmula 1 traz novidades, sendo os motores Renault no ‘dorso’ dos McLaren uma das maiores. Daí que já se comece a falar numa possível competição direta entre a equipa de Woking e a Red Bull, comparando a performance das duas formações utilizando motores idênticos.

A McLaren tem um historial de grandes resultados e recursos tecnológicos que lhe permite fazer alguns dos melhores chassis do mundo, pelo que ter um propulsor que é superior ao atual Honda é um fator a ter em conta para 2018.

A Red Bull é a primeira a reconhecer que a equipa de Woking pode ser a sua grande rival na próxima época, como já o assumiu o seu diretor. “A McLaren é uma equipa soberba e com pilotos competitivos e esperamos enfrentá-la na pista. Fizemos bons progressos na segunda parte da época e o nisso objetivo será continuar nesta roda sem perder ascendente em 2018. A Renault tem uma referência na Red Bull”, declarou Christian Horner à agência Reuters.

É sabido que a Renault tem de fazer progressos com a sua unidade de potência para igualar a Mercedes e a Ferrari, e no México, onde os motores sofreram com a altitude, receou-se por uma falha que causasse o abandono a Max Verstappen, como veio a suceder com Daniel Ricciardo.

“Aproveitamos um regulamento muito estável e as lições aprendidas com o RB13 foram aplicadas no RB14. Esperamos, como é obvio, que a performance e a fiabilidade progridam durante o inverno, já que são pontos fundamentais para nós. Penso que demonstramos que temos um chassis perfomante. Se retivermos as lições aprendidas esta época devemos estar mais fortes do que este ano, onde acusamos um segundo de atraso por volta em Melbourne (no GP da Austrália)”, acrescenta Christian Horner.

Mas a McLaren terá de evoluir bastante para estar ao mesmo nível da Red Bull, sendo que, contrariamente à sua rival, que venceu no México com Max Verstappen, já não ganha desde o GP do Brasil de 2012, com Jenson Button.

Em destaque

Subir