Cultura

Recorde para Paula Rego em leilão: 1,6 milhões por quadro de 1988

Uma obra de Paula Rego foi licitada, num leilão realizado em Londres, por 1,6 milhões de euros, um valor recorde na história da pintora. O quadro ‘The Cadet and his Sister’ é de 1988 e alude à morte do marido, falecido nesse mesmo ano devido à esclerose múltipla.

Há um novo recorde na obra de Paulo Rego. O quadro ‘The Cadet and his Sister’ (‘O cadete e a irmã’), um acrílico sobre papel em tela de 1988, foi a leilão em Londres e acabou vendido por 1,6 milhões de euros.

A obra, que aborda o tema da despedida (um cadete, com o uniforme do Colégio Militar, despede-se da irmã, de joelhos a apertar os sapatos, antes de ir para o combate), remete para a morte do marido, Victor Willing.

Nesse mesmo ano de 1988, Victor Willing, também artista, morreu devido à esclerose múltipla. Um facto da vida pessoal que coincidiu com um marco profissional, pois foi também em 1988 que Paula Rego passou a ser representada pela galeria Marlborough Fine Art e distinguida com uma grande retrospetiva do seu trabalho pela Serpentine Gallery, ambas em Londres.

No leilão, realizado na capital inglesa, ‘The Cadet and his Sister’, que era propriedade de um colecionador privado norte-americano, entrou com a estimativa inicial de uma venda entre os 846 mil euros e os 1,130 milhões de euros.

Porém, adiantou uma fonte da leiloeira Sotheby’s, citada sem identificação pela Lusa, o quadro acabou por ser arrematado por 1.614.795 euros, um novo recorde para as obras de Paula Rego.

‘Looking Out’ (1997), da mesma artista, também foi a leilão. Este pastel sobre papel em suporte de alumínio chegou com estimativa entre 707 mil euros e 989 mil euros e foi arrematado por uma licitação final de 1.360.941 euros.

A tela faz parte de uma série de trabalhos da pintora inspirados no livro ‘O Crime do Padre Amaro’, de Eça de Queirós. É um quadro emblemático de entre toda a obra de Paula Rego que denuncia a condição feminina, retratando Amélia debruçada na janela de uma casa, sozinha, dando uma imagem de frustração e aprisionamento, enquanto espera o dia do parto.

No mesmo Leilão de Arte Contemporânea, promovido pela Sotheby’s desde ontem e até amanhã, estão à venda obras de Francis Bacon, Lucien Freud e David Hockney.

‘One Dollar Bill (Silver Certificate)’, pintado por Andy Warhol em 1962, foi arrematado por 29,4 milhões de euros, o valor de venda mais alto de sempre de uma obra contemporânea num leilão em Londres.

A obra, uma reprodução de uma nota de dólar norte-americano, destaca-se por ser a única pintada à mão pelo artista conhecido pelos seus trabalhos de Pop Art e tinha uma estimativa de entre 18,4 milhões e 25,4 milhões de euros.

 

Outro recorde para um trabalho em papel foi estabelecido por ‘Head of Gerda Bohm’ (1961), um retrato que o britânico Frank Auerbach pintou da prima Gerda, e que disparou de uma estimativa de entre 353 mil e 495 mil euros para um preço final de 3,1 milhões de euros.

No primeiro dia, o leilão rendeu mais de 130 milhões de libras, ou mais de 183 milhões de euros.

the cadet and his sister

Em destaque

Subir