Mundo

“Reconhecimento global” do português é prioridade diplomática, defende António Costa

O primeiro-ministro português, António Costa, destacou hoje a importância da introdução do Dia da Língua Portuguesa pela Unesco nos calendários oficiais, sublinhando que esta é uma prioridade da política externa portuguesa.

“O reconhecimento pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) do 05 de maio como o dia oficial da língua portuguesa é muito importante para o reconhecimento global desta língua que é falada oficialmente em 9 países, quatro continentes e é a quinta mais utilizada no espaço da internet. E a língua tem de ter cada vez maior presença no domínio cultural e científico”, disse o primeiro-ministro em declarações aos jornalistas em Paris.

Antes da promulgação final do Dia Mundial da Língua Portuguesa pela 40.º Conferência Geral da Unesco, o governante português visitou a sede da instituição em Paris, reunindo-se com a sua diretora, Audrey Azoulay, e os embaixadores dos países da CPLP.

Questionado pelos jornalistas, António Costa considera que o reconhecimento da língua pela Unesco constitui “um passo importante” para tornar o português uma das línguas de trabalho da Organização da Nações Unidas.

“É um passo muito importante para os 260 milhões de pessoas que têm o português como língua oficial e que é a língua mais falada no hemisfério Sul e cuja dinâmica demográfica vai ter um certo crescimento no final do século”, indicou o primeiro-ministro, garantindo que a promoção da língua é “uma prioridade fundamental da política externa” nacional.

Em destaque

Subir