Desporto

Reconhecida justa causa a Patrício e Podence

A Comissão Arbitral Paritária (CAP) validou as rescisões por justa causa apresentadas por Rui Patrício e Daniel Podence. Para já, Wolverhampton e Olympiacos não terão de indemnizar o Sporting.

É apenas a primeira decisão de um conjunto alargado, mas a que causa mais mossa à SAD leonina.

A CAP reconheceu a fundamentação de justa causa “para efeitos meramente desportivos”, validando a “desvinculação desportiva” dos dois atletas, avançam Correio da Manhã e Record (ambos da Cofina).

Isto significa que Rui Patrício e Daniel Podence podem deixar Alvalade a custo zero.

Com esta decisão, o Wolverhampton fica livre de pagar pela transferência do guarda-redes, tal como o Olympiacos não terá de compensar o Sporting pelo extremo.

Esta decisão poderá também ditar um retrocesso nos casos de Bas Dost e Battaglia.

O holandês e o argentino estariam prestes a regressar ao Sporting, por entenderem que já não existe a ‘ameaça’ Bruno de Carvalho, mas a decisão do CAP significa que os clubes interessados não terão de indemnizar o Sporting pela ‘transferência’.

No entanto, a decisão do CAP não implica o fim do imbróglio.

O reconhecimento da justa causa “para efeitos meramente desportivos” significa que Rui Patrício e Podence são jogadores livres para assinarem por outro clube.

No entanto, cabe ao Tribunal do Trabalho (TdT) e ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) pronunciarem-se sobre a validade da justa causa em termos contratuais, pelo que o Sporting ainda pode vir a exigir uma indemnização caso esses órgãos não reconheçam a justa causa.

Mais fácil ainda: a decisão do CAP é como uma grande penalidade (a indemnização) não assinalada pelo árbitro, mas ainda é preciso consultar o videoárbitro (TdT e TAD) antes do penálti ser cobrado.

Recorde-se que, para evitar um diferendo judicial, o Bétis negociou com o Sporting uma verba de 16 milhões de euros (pode subir até perto de 30, com prémios por objetivos) pela transferência de William Carvalho, que também tinha rescindido alegando justa causa.

Em destaque

Subir