Reclamações relacionadas com covid-19 disparam 145 por cento
As reclamações na área da Saúde relacionadas com a covid19 aumentaram 145 por cento. Processo de vacinação é o principal motivo de reclamação dos portugueses, representando mais de 60 por cento das queixas.
Uma análise do Portal da Queixa revelou que as reclamações relacionadas com a covid-19 registaram um crescimento de 145 por cento, comparativamente com período homólogo.
O estudo surge numa altura em que o país regressou ao estado de Calamidade e arrancou o período de vacinação para crianças dos 5 aos 11 anos.
Problemas com o agendamento e processo de vacinação são precisamente principal motivo reportado pelos portugueses na plataforma.
Entre os dias 01 de janeiro e 19 de dezembro de 2021, o Portal da Queixa recebeu, como resultado, 5869 reclamações dirigidas ao setor da Saúde.
Assim, há um decréscimo de quatro por cento em comparação com o mesmo período de 2020, que registou 6103 queixas.
Relacionadas com a covid-19 estão oito por cento do total de reclamações. Assim, regista-se um aumento face a 2020, já que estas representaram três por cento das mais de seis mil reclamações apresentadas.
No entanto, no mesmo período de análise, os dados de 2021 referentes às reclamações relacionadas com a covid-19, permitem identificar um aumento significativo face a 2020.
Assim, como principais motivos de reclamação, a esmagadora maioria reportou problemas com:
- Agendamento e processo de vacinação: 63 por cento das queixas.
- Dificuldades com testes e exames (resultados, marcação etc.): 25 por cento das queixas.
- Problemas com o certificado digital (dificuldade de acesso, erro na obtenção): 12 por cento das reclamações.
- Constrangimentos relacionados com o isolamento profilático (emissão de baixa, acompanhamento): cinco por cento das queixas.