Economia

Recessão: atividade económica na Zona Euro abranda pelo sétimo mês consecutivo

bceÉ cada vez mais certo um cenário de recessão na Zona Euro. O índice de produção dos setores dos serviços e indústria, divulgado pela consultora Markit Economics, voltou a desacelerar pelo sétimo mês consecutivo. Com as previsões a apontarem para um crescimento cada vez menor da Alemanha, é provável que nem o “motor” da economia europeia seja capaz de aguentar a Zona Euro.

O inquérito realizado pela consultora Markit Economics analisa o nível de produção, novas encomendas, entregas, inventários e emprego da Zona Euro. Os dados referentes ao mês de agosto revelam uma estagnação de 46,5 pontos para 46,6 pontos, abaixo dos 50 pontos, o patamar a partir do qual se pode falar em crescimento.

As novas encomendas caíram também pelo 13º mês consecutivo e, há oito meses seguidos que se verifica uma diminuição do nível de emprego.

Apesar de tudo, este valor supera a expetativas da maioria dos economistas, que previam um abrandamento mais acentuado.

Com um cenário de recessão cada vez mais certo, nem a Alemanha parece estar em condições de aparar a queda. Nesta terça-feira, os dados referentes ao crescimento alemão, confirmaram um avanço muito ténue da economia no segundo trimestre, de 0,3 por cento.

“A maior preocupação é que a queda na Alemanha se torne mais acentuada”, revelou Chris Williamsnon, chefe da equipa da consultora Markit.

As previsões do Banco Central Europeu (BCE), divulgadas há duas semanas, reviram em baixa o crescimento económico da Zona Euro para este ano, prevendo uma recessão de 0,3 por cento.

Em destaque

Subir