Economia

Receita da easyJet sobe 14 por cento para 1,8 mil milhões de euros até junho

As receitas da easyJet aumentaram 14 por cento para 1,6 mil milhões de libras (1,8 mil milhões de euros) no segundo trimestre, com a companhia a estimar um lucro anual entre 618 e 663 milhões de euros.

De acordo com dados da companhia hoje facultados à agência Lusa, a receita complementar – conseguida através da reserva de lugares ou do transporte de mais bagagem, por exemplo – teve um acréscimo maior, de 21,1 por cento, para 328 milhões de libras (371 milhões de euros).

Também neste trimestre terminado em junho, o número de passageiros da easyJet subiu 9,3 por cento para 24,4 milhões, o que se relaciona com o aumento da capacidade da companhia de 8,9 por cento para 26,2 milhões de lugares, indicam os mesmos dados.

Por seu lado, a taxa de ocupação aumentou 0,3 pontos percentuais, para 93,4 por cento.

Segundo o presidente executivo da companhia aérea, Johan Lundgren, a easyJet “apresentou um forte desempenho durante o terceiro trimestre, impulsionado pela crescente procura”.

Os resultados agora divulgados demonstram que “a companhia continua a ganhar força”, defendeu.

A easyJet perspetiva que, no exercício fiscal de 2018, o lucro antes de impostos aumente para entre 550 e 590 milhões de libras, isto é, entre 622 a 667 milhões de euros.

Para o período fiscal de 2017, esta estimativa foi de entre 380 e 420 milhões de libras (entre 429 e 474 milhões de euros).

Contudo, a easyJet admite que para estes resultados contribuem negativamente as recentes greves que “têm vindo a ocorrer por toda a Europa”, nomeadamente dos controladores de tráfego aéreo, que se refletem “na receita, no custo e no desempenho operacional”.

Ao todo, foram 2.606 os voos da easyJet cancelados no trimestre terminado em junho, que comparam com os 314 do mesmo período de 2017.

A empresa justifica que na origem de tais cancelamentos está, além da paralisação dos controladores de tráfego aéreo franceses e das restrições causadas pela falta deste pessoal, as “condições meteorológicas adversas”.

Os resultados referentes ao terceiro trimestre da companhia são hoje apresentados à imprensa durante o evento internacional de aeronáutica de Farnborough, no Reino Unido.

A britânica easyJet opera cerca de 308 aviões em mais de mil rotas para mais de 154 aeroportos em 33 países.

Em Portugal, a empresa serve aos aeroportos de Faro, Lisboa e Porto e o do Funchal, na Madeira.

A easyJet transportou 6,3 milhões de passageiros nas rotas portuguesas em 2017.

Em destaque

Subir