Tecnologia

Recarregar telemóveis a andar com tecnologia num sapato

O movimento do Homem poderá ser transformado em eletricidade, o que permitirá, através de um dispositivo colocado num sapato, recarregar computadores, telemóveis, mp3 ou todo o tipo de equipamento móvel. A descoberta, norte-americana, já é aplicada em dispositivos menores.

Investigadores da Universidade de Wisconsin (EUA) descobriram um modo de transformar a locomoção humana em energia, que por seu turno pode ser utilizada em aparelhos do dia a dia. Mais do que eliminar gorduras, uma boa caminhada pode criar eletricidade e transferir para um dispositivo móvel algo que o corpo humano produz.

A transformação de movimento em energia dá-se através de uma espécie de palmilha, que capta gotícolas líquidas e as converte em corrente. Atualmente, este processo já é utilizado com aparelhos que requerem quantidades menores de energia, desde sensores a relógios, por exemplo.

A revista Nature Communications vai publicar este estudo, que além de tornar o dia a dia mais fácil, permite perceber que “os humanos são poderosas máquinas de produção de energia”, sustenta, em declarações à BBC, Tom Krupenkin, professor da Universidade de Wisconsin.

Tom Krupenkin realça que uma boa corrida permite criar até um quilowatt, o que é suficiente para repor a carga de um telemóvel. Quanto ao recarregamento de um computador, sendo possível, continua a causar desafios aos investigadores.

Uma vez que a ligação por USB não é de todo funcional, resta a alternativa de um dispositivo sem fios que cumpra o mesmo papel.

Em destaque

Subir