Nas Notícias

Realizados testes para bloquear drones junto aos aeroportos

Já começaram a ser testadas as tecnologias disponíveis para bloquear a atividade de drones junto aos aeroportos. A Thales foi a primeira das nove empresas convidadas a apresentar uma solução para o problema.

Os ensaios surgem com a promessa, por parte do Governo, da instalação de sistemas de monitorização junto de aeroportos e outros locais onde o voo de drones está interdito.

“A Autoridade Nacional da Aviação Civil, a NAV e a ANA vão fazer um trabalho de identificação das infraestruturas críticas que poderão vir a beneficiar de sistemas de deteção e monitorização de drones”, adiantou o secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme d’Oliveira Martins.

Não foi revelado, no entanto, se esses sistemas serão adquiridos por ajuste direto ou concurso público.

“Queremos que a legislação que prevê o registo e torna obrigatórios os seguros comece a ser aplicada no início do próximo ano”, acrescentou o governante, citado pela Exame Informática.

Há uma lei em vigor desde o início deste ano, que impõe restrições como os 120 metros de altitude, mas não há forma de a fazer cumprir. E, nos últimos tempos, tem-se assistido a um aumento preocupante de incidentes com drones junto a aeroportos e aeródromos.

Entre janeiro e setembro foram registados 24 incidentes, mais do que as ocorrências entre 2013 e 2016.

Em destaque

Subir