Mundo

Foi raptado em criança e encontrado 13 anos depois, com vida

O menor Julian Hernandez contava 5 anos de vida, quando desapareceu de Birmingham, em Inglaterra, da cidade onde nascera. Nesta segunda-feira, foi visto com o pai em Ohio, nos EUA. Também o progenitor, Bobby Hernandez, agora preso, desaparecera com o filho. Julian conta agora 18 anos de idade.

É uma história impressionante, de uma vida desviada desde agosto de 2002, até novembro de 2015.

Corria o dia 18 de agosto de 2002. Bobby Hernandez, pai deste menino de 5 anos, deveria ter-se deslocado a um infantário de Birmingham, para deixar o seu filho, como fazia todos os dias.

A rotina, porém, alterou-se. Nesse dia, Julian não foi entregue no infantário. Desapareceu, assim como o pai.

A polícia britânica supôs desde logo que se estivesse perante um rapto do menor, protagonizado pelo pai.

Uma investigação aos extratos bancários revelaram que uma maquia enorme de dinheiro fora levantada.

Por outro lado, alguns bens do pequeno Julian foram levados de casa, presumivelmente pelo pai, para consumar esse rapto.

Os capítulos seguintes desta história são os óbvios. Ao desespero da mãe, juntou-se uma aprofundada investigação das autoridades, em busca da criança, sobretudo. Era a vítima desta história, ainda que estivesse aos braços do pai.

Difundiram-se imagens com a palavra “desaparecido”. Emitiram-se alertas internacionais, colocou-se a foto de Julian Hernandez e de Bobby Hernandez nas paredes da cidade e do país.

Os anos foram passando e a criança e o pai nunca foram encontrados. Até que as autoridades norte-americanas receberam uma denúncia, nesta semana.

O jovem enfrentava problemas numa candidatura à universidade, porque existia uma incoerência com o seu número de Segurança Social. O plano de Bobby não fora perfeito.

Numa investigação ao incidente, em que participaram profissionais da escola, detetou-se que aquele jovem constava da lista de pessoas desaparecidas.

Primeiro, foi feita uma associação entre o menino desaparecido em 2002 e um adolescente que deixara de visto no Alabama. Essas suspeitas iniciais não se confirmaram.

Até que o Centro Nacional para Crianças Desaparecidas fez outra associação, precisamente com Julian Hernandez.

O rapaz, agora 18 anos, foi procurado pelas autoridades e encontrado, precisamente acompanhado pelo pai.

Durante estes 13 anos em que viveu longe de Birmingham e do resto da família, terá tido uma vida normal, em Ohio, nos Estados Unidos.

O capítulo seguinte foi resgatar Julian e prender Bobby Hernandez, que aos 53 anos enfrenta diversas acusações, sendo as mais graves rapto e falsificação de documentos.

A mãe recebeu finalmente notícias do seu menino, agora adolescente. Perdeu-o durante 13 anos, mas pode abraçá-lo novamente e explicar-lhe que nunca deveria ter ido para longe.

Em destaque

Subir