Mundo

Rapaz que agrediu Rajoy sente-se “muito feliz” (com vídeo)

Vídeo mostra o momento em que Mariano Rajoy, primeiro-ministro espanhol, é agredido com um murro, em Pontevedra. Um jovem de 17 anos, que terá pedido para tirar uma fotografia, desfere um murro violento no rosto do candidato a novo mandato. O agressor é associado ao Podemos e o líder deste movimento já condenou o ataque. Veja o vídeo. Rajoy usou as redes sociais para “agradecer as manifestações de afeto e solidariedade”, manifestando-se “incrédulo” com o sucedido

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, foi alvo de uma agressão violenta, nesta quarta-feira, em Pontevedra.

Num ambiente de aparente tranquilidade, enquanto falava com alguns cidadãos, Rajoy é surpreendido pelo golpe, da autoria de um jovem de 17 anos de idade.

Ter-se-á aproximado do candidato – as eleições em Espanha realizam-se no domingo – com o pretexto de tirar uma selfie com o chefe do Governo. Mas as suas intenções eram outras.

Dá um murro na cara do primeiro-ministro e revela que não se arrepende. “Estou muito contente com o que fiz”, disse, depois de ter sido imobilizado e detido pelas autoridades.

Mariano Rajoy usou as redes sociais para “agradecer as manifestações de afeto e solidariedade”, manifestando-se “incrédulo” com o sucedido.

Após o ato, gerou-se um ambiente de agitação, para deter o agressor, o que levou a algum pânico entre diversas pessoas que estavam naquele local.

O autor deste “crime de atentado à autoridade” vai agora responder judicialmente. O seu ato foi gravado por diversas câmaras, num local para onde a imprensa espanhola destacou diversos profissionais.

Mariano Rajoy não teve de interromper a arruada que levava a cabo em Pontevedra, no âmbito da campanha eleitoral.

Não obstante ter sido vítima desta ação violenta – o vídeo mostra a agressividade do ataque –, o candidato e chefe do Governo prosseguiu a campanha eleitoral e participou num comício na Corunha.

Segundo adianta o jornal espanhol El País, o autor desta agressão será um jovem ligado ao Podemos. Pablo Iglesias, líder deste movimento, já manifestou repúdio pelo ato e enviu uma mensagem de solidariedade a Mariano Rajoy.

Veja as imagens do incidente.

Em destaque

Subir