Desporto

Ranking UEFA: Benfica e Sporting dão o quinto lugar à frente da França

benfica_cardozo_1As vitórias de Benfica e Sporting esta semana, para a Liga dos Campeões e para a Liga Europa, respetivamente, permitem a Portugal ultrapassar a França no quinto lugar do ranking da UEFA. Os encarnados são ainda a terceira melhor equipa europeia, a nível de coeficiente de resultados.

A vitória do Benfica por 2-0 frente ao Zenit, na terça-feira passada para a Liga dos Campeões, e a vitória do Sporting por 1-0, esta quinta-feira frente ao Manchester City, para a Liga Europa, não trouxe apenas boas notícias para adeptos dos dois clubes da 2ª circular. Com as conquistas, Portugal ultrapassou a França no ranking da UEFA, e é agora quinto. A vantagem é mínima mas pode vir a aumentar, visto que apenas um clube francês ainda luta nas competições europeias, o Marselha, que ainda está na Champions. Recorde-se que o Lyon foi surpreendentemente afastado pelo APOEL Nicósia.

E para que serve este ranking? Bom, além do estatuto, permite a Portugal conseguir mais uma vez três lugares de acesso à Liga dos Campeões para a época de 2013/14, dois clubes com entrada direta mais um no play off. Caso Portugal não consiga segurar o quinto lugar no ranking, cai para sexto e pode igualmente levar três equipas à competição, embora que o terceiro tenha de disputar a terceira pré-eliminatória. A diferença atual entre Portugal e França é de apenas 168 pontos, 54.179 para 54.011.

Apenas Real e Barça melhor que Benfica
No mesmo ranking surgem ainda as equipas com melhor coeficiente de resultados. Sendo assim, o Benfica, além de melhor equipa portuguesa, é também a terceira melhor a nível europeu, no que toca a resultados da presente época ao nível das competições europeias. Os encarnados são superados apenas pelos todos poderosos Real Madrid e Barcelona. Os catalães lideram, com 27.8856 pontos, seguidos dos merengues, com 24.8856. A seguir vêm as águias, com 23.1332. Na mesma lista figuram ainda mais três clubes portugueses, Sporting, na 29.ª posição com 15.1332 pontos, FC Porto e SC Braga, os dois na mesma posição, 33.ª, com 12.1332.

Sempre a faturar
O Benfica é também o clube português que mais ganhou nas competições da UEFA, neste caso na Liga dos Campeões. Com uma fase de grupos sem derrotas, e com uma passagem aos quartos de final da prova, os encarnados já terão encaixado cerca de 27 milhões de euros.

Em destaque

Subir