Mundo

Ranking Forbes: Merkel, a mais poderosa do mundo

angela merkelAngela Merkel foi considerada a mulher mais poderosa do mundo, segundo o ranking divulgado pela revista norte-americana Forbes. “A dama de ferro da União Europeia”, como lhe chama a revista, conquista o primeiro lugar pela quinta vez em sete anos. Seguem-lhe Hillary Clinton e Dilma Roussef.

Depois ter ocupado o lugar entre 2006 e 2009, a chanceler alemã foi afastada da primeira posição por Michelle Obama, em 2010, para retornar ao topo no ano seguinte. Este ano, volta liderar a lista das mulheres mais poderosas do mundo.

Merkel, de 58 anos, é considerada pela revista Forbes “uma figura chave na crise económica da Zona Euro que continua a ameaçar os mercados” e uma personalidade que suporta nos ombros “a responsabilidade de manter a Europa unida.”

A segunda posição é ocupada por Hillary Clinton, secretária de Estado norte-americana e a terceira por Dilma Roussef, presidente do Brasil e, assim, a mulher mais poderosa da América Latina.

A lista prossegue com nomes de personalidades das mais variadas áreas: política, comunicação social, tecnologia, moda, música.

O lugar da jovem mais poderosa do mundo é atribuído a Lady Gaga, de 26 anos, que ocupa a 14ª posição. Isabel II da Inglaterra, de 86 anos, é a mulher mais velha a ocupar a lista (26ª posição).

O ranking da Forbes, divulgado todos os anos, baseia-se em critérios como a riqueza pessoal, o poder de intervenção e o número de seguidores nas redes sociais.

Em destaque

Subir